ISCTE, Lisboa, licenciatura em Sociologia, UC de Sociologia do Direito / Actualizado em Outubro de 2017

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Sumários (Ano lectivo 2017/2018)

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Aula

Data

Sumário

 

21/09/17

(Docente participa em encontro internacional fora de Portugal;
não há
aulas)
 

21/09/17

(Docente participa em encontro internacional fora de Portugal;
não há
aulas)

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28/09/17

Assistência à conferência de Philippe Van Parijs, Basic Income: A Realistic Utopia. realizada por iniciativa da direcção da Escola de Sociologia e Políticas Públicas. Conferência que tem lugar no seguimento do congresso mundial do Basic Income Earth Network - BIEN (Lisboa de 25 a 27 de Setembro). Considerando as ligações entre os temas desta conferência e os que irão ser tratados na UC.

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28/09/17

Apresentação da UC: Preenchimento pelos estudantes de um questionário. Primeira caracterização da UC: corresponde a um domínio consolidado do saber, a uma sub-disciplina devidamente institucionalizada, ou seja a uma ampla dinâmica de investigação em curso. O principal objectivo geral da UC é pôr as/os estudantes em contacto com esta dinâmica de investigação, e, como se verá, associá-las/os activamente a este trabalho. Tudo isto, com a finalidade de garantir uma articulação produtiva entre investigação e ensino. Neste ano lectivo, esta articulação revestirá características especiais, estando o docente a preparar um congresso mundial de sociologia do direito que deverá ter lugar no ISCTE-IUL em Setembro de 2018. Procurará associar as/os estudantes à preparação e realização deste evento (ver o site oficial deste evento: https://www.rcsl-sdj-lisbon2018.com/ ).

Importância da UC para o docente, como instância de integração; de construção de uma visão de conjunto. Também se pretende que tenha esta virtualidade para as/os estudantes: proporcionar-lhes uma visão de conjunto sobre o fenómeno “direito” na sociedade moderna, e incentivá-las/los a desenvolver esta visão de conjunto, relacionando-a com investigações mais específicas que terão a ocasião de estudar ou de levar a cabo elas/es próprios. Trata-se de desenvolver a competência de relacionar o geral com o particular.

O programa da UC: uma primeira parte dedicada à visão de conjunto (introdução sociológica ao direito); uma segunda parte dedicada a investigações recentemente divulgadas em Portugal (exposições das/dos estudantes, apresentando um artigo recentemente publicado). Na segunda parte, as/os estudantes são convidados, na prática, a participar no que se poderia chamar um observatório da investigação socio-jurídica em Portugal, o que significa participar activamente na investigação em sociologia do direito. O trabalho realizado desta maneira nos anos anteriores tem servido ao docente de fundamento para um artigo sobre a investigação socio-jurídica em Portugal, entretanto publicado em inglês e em português.

Material de apoio: principalmente o site da UC, com os sumários, com ligações para documentos, instituições, redes, etc. Disponível neste site: o programa completo da UC, mais detalhado do que a FUC, nomeadamente no que diz respeito às indicações sobre os trabalhos de avaliação; um documento podendo ser considerado como um manual de sociologia do direito, onde se encontram secções que correspondem às aulas da primeira parte do programa. O conteúdo desta parte, no entanto, tem entretanto evoluído. Em particular, acrescentou-se uma secção “Direito e Subjectividade”.

Esquema pedagógico: dois exercícios. (1) Uma exposição nas aulas; (2) redacção de um texto breve, na base da exposição, que poderá eventualmente, depois de avaliado, ser publicado no site. Indicações mais detalhadas sobre estes dois trabalhos encontram-se no programa da UC e no presente site.

 

5/10/17

(feriado)
 

5/10/17

(feriado)

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12/10/17

Primeiro inventário de escolhas de artigos a analisar no âmbito do esquema de avaliação contínua. -- O direito, um saber de especialistas (1). Virtualidade da abordagem do direito enquanto objecto de um saber profissionalizado: podem analisar-se estruturas facilmente observáveis (cursos universitários, revistas especializadas, associações); pode aproveitar-se o paralelismo com o mundo da sociologia. - (a) Comparação, pelos estudantes, de uma lista de revistas jurídicas publicadas em Portugal com a lista das principais revistas portuguesas em ciências sociais. Permite datar o surgimento de um certo tipo de saber sobre o direito (1868, pouco depois da promulgação do Código civil). Revela a diversidade das entidades que participam na produção do saber jurídico (universidades, organismos do Estado; profissões). - (b) Comparação, pelos estudantes, de um plano de curso em direito (o da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) com o plano de curso em sociologia / políticas públicas. Elaboração de uma tipologia das UC no plano de estudos da licenciatura em direito: cadeiras generalistas - teóricas - de ciência jurídica, introduções a outras ciências sociais e ao contributo destas para o estudo do direito; ramos especializados do direito. Característica destes ramos: reconhecidos quase universalmente nas faculdades de direito, o que não é o caso das "sociologias especializadas";  porque não correspondem apenas a opções de investigação de (grupos de) docentes, mas a domínios de actividade prática já diferenciados, sendo a manutenção desta diferenciação uma vocação assumida da ciência jurídica académica (jurisdições civis, penais, administrativas, etc.).

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12/10/17

Outros elementos de comparação entre direito e sociologia: As duas formações inscrevem-se no âmbito lato das ciências sociais, incluindo introduções às outras disciplinas deste âmbito. Peso comparável de UCs de teoria, sem prejuízo das importantes diferenças de conteúdo que se poderão identificar. Maior espaço ocupado pelos "ramos do direito" no curso de direito, do que pelas "sociologias especializadas" no curso de sociologia. Deve-se ao facto de o direito leccionado nas faculdades remeter para um conjunto claramente definido de instituições, nomeadamente jurisdições, bastante estáveis no plano nacional e internacional. A sociologia, por sua vez, deve manter-se muito flexível, face a transformações da realidade social, não podendo dar muita rigidez aos seus domínios de trabalho. Nenhuma UC de metodologia na formação jurídica analisada (os procedimentos são mais estandardizados, e treinados em todas as UCs dedicadas a ramos específicos do direito); mais em sociologia, onde os procedimentos variam de investigação para investigação, devendo-se por isso proporcionar aos estudantes uma gama diversificada de ferramentas. - Breve reflexão sobre a comparação Direito - Políticas públicas: estudam-se em políticas públicas as ferramentas de governação que não o direito, que alcançaram uma importância crescente nestas últimas décadas.O direito, um saber de especialistas (2): (a) As duas principais competências jurídicas: (i) orientação na matéria legal (breve apresentação do Diário da República Electrónico, onde se publicam os diplomas legais portugueses). "Mapa" da matéria jurídica: no plano interno, distinguir direito privado (regula relações entre particulares) e direito público (organização do Estado, relação Estado-particulares); terceiro domínio: o direito penal (as penas as penas aplicadas a quem ofende as regras que prevalecem na comunidade. Nestes três domínios, tanto direito substantivo como direito processual. À volta do direito nacional: o direito internacional. (ii) Aplicação do direito: (tratado na próxima aula).

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19/10/17

O direito, um saber de especialistas (3):  (ii) Aplicação do direito: Modelo usualmente apresentado desta operação: a norma jurídica composta por condições, dispositivo e relação necessário entre estes dois componentes. Aplicação: interpretação das condições legais; qualificação dos factos verificando se correspondem as condições legais ("subsunção"); se correspondem, determinação das consequências legais concretas por interpretação do dispositivo. Rectificações deste modelo: (1) os próprios factos devem ser construídos / interpretados; a interpretação do texto interage com a interpretação dos factos; (2) muitas vezes, a aplicação não começa pela qualificação de determinados factos, mas sim pela opção por um determinado resultado, escolhendo-se depois a legislação e conduzindo-se a interpretação da lei e dos factos em função do resultado visado. (3) a aplicação não é apenas uma operação realizada por um indivíduo; decorre numa rede complexa de relações entre vários profissionais do direito, e entre instâncias judiciais. - Outras competências dos juristas: (iii) Redigir textos jurídicos (diplomas legais, estatutos, contratos, etc.); competência curiosamente pouco valorizada durante muito tempo. Na actualidade a merecer mais atenção com a promoção de uma disciplina própria, a Legística. (iv) (In-)Formação dos não juristas, na perspectiva da sua capacitação cidadã, e de uma cooperação mais eficaz entre não juristas e juristas no tratamento de problemas específicos.

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19/10/17

Direito e violência: Relação estreita entre direito e violência, desde há séculos. Comentário a um conjunto de Exemplos de normas penais contidas em textos normativos de várias épocas. Apresentação das fontes utilizadas: textos exemplares no desenvolvimento histórico do fenómeno jurídico. Ver neste site ligações para documentação sobre estes textos. As normas jurídicas ou análogas mais antigas são sobretudo normas penais. Descrevem penas. A partir dos exemplos propostos, análise do mecanismo do suplício que estas normas antigas evocam: aplicação, eventualmente colectiva, de uma violência, apresentada da maneira mais óbvia possível como resposta a uma outra conduta, esta qualificada por sua vez de violência, por esta aplicação de uma "violência-resposta" / "contra-violência". O suplício como mecanismo que produz o significado de violência, assim como uma certa imagem da colectividade. - Diferença profunda entre colectividades antigas e sociedades modernas do ponto de vista deste relacionamento. - Colectividades antigas: as formas de direito dessas épocas como meio de reagir, pela violência, por um lado, às violências exercidas por pessoas sobre outras, por outro, a condutas - que podem não ter forma de violência interpessoal no sentido mais restrito ("Rebeldia", furtos) - que põem gravemente em causa a colectividade (a sua integridade, as condições da sua reprodução). Neste segundo caso, as violências de resposta têm, recorda-se a dupla função que qualificar estas comportamentos de "violentos" (intoleráveis), e de contribuir para a construção de uma representação da colectividade. - Sociedades modernas: deixou-se, em muitas delas, de responder pela violência, no sentido mais restrito, as violências sofridas por pessoas ou colectividades. Passou-se a penas que, no mais grave dos casos, são formas de violência localizante (terminologia derivada da tipologia proposta por Reemtsma: violência localizante (forçar alguém a ficar num determinado local), violência raptiva (forçar alguém a fazer algo que não quer fazer), violência autotélica (destruir alguém fisicamente)). - Desenvolveu-se uma norma geral de rejeição da violência, que se concretiza na institucionalização do monopólio atribuído ao Estado do exercício da violência legítima. Face a esta mutação, duas perguntas: (a) o quê é que a favoreceu ? (b) Será que a violência desapareceu? - (a) A rejeição da violência deixa-se relacionar com o processo de diferenciação funcional. Numa sociedade diferenciada, as pessoas deixaram de ter um lugar determinado ao qual pertencem e podem sentir-se menos seguros; e cruzam-se com outras pessoas em contextos muito variados, onde nem sempre têm o tempo de se habituar às pessoas com as quais coexistem. Nestas condições (tese de Luhmann, retomada por Reemtsma), desenvolve-se uma nova noção de direitos das pessoas, em particular o direito à integridade física; o direito de poder contar com um convívio não violento com outras pessoas. Por outro lado, numa sociedade diferenciada, onde apenas o Estado exerce violência quando necessário, não é já necessário recorrer à violência para construir representações de colectividades. Face aos desvios, existem mecanismos menos drásticos, a começar pela exclusão da pessoa de determinado âmbito de actividade. E para produzir representações das colectividades, passam a existir mecanismos diferenciados: educação, comunicação social, ciência, o próprio direito. (b) No estado actual dos debates em ciências sociais, abrem-se três pistas de reflexão: (1) Embora tenha a vocação de reduzir ou prevenir a violência, o aparelho repressivo do Estado moderno desenvolve formas próprias de violência (violência policial, violência nas prisões. (2) Percepcionamos a nossa sociedade moderna como não violenta. Mas esta percepção, para a qual o direito contribui, assenta em maneiras de não contemplar fenómenos de violência que persistem nas margens / debaixo da sociedade moderna. As violências na periferia, aliás, podem ser exploradas pela componente moderna, como foi o caso com o colonialismo. - O estado islâmico como colectividade que afirma a sua hostilidade à modernidade mostrando-se como colectividade onde a violência faz parte da normalidade. - Relações entre o "mundo moderno" hostil à violência, e o seu contexto onde se podem desenvolver formas extremas de violência: não se trata de dois mundos diferentes. mas de duas componentes de uma civilização que tem uma relação profundamente ambivalente para com a violência. (3) As próprias estruturas do mundo moderno (actividades diferenciadas como a economia, a ciência, etc.; grandes organizações) também assentam em práticas de competição, exclusão, utilização de determinadas ferramentas, etc. que podem ser experienciadas como violência. Uma das funções do direito no mundo moderno é acolher os debates sobre a qualificação de tais práticas como violentas (um exemplo recente: a criminalização do assédio moral).

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26/10/17

Inventário das escolhas de artigos na perspectiva do primeiro trabalho de avaliação. - Direito e economia (1): (A) Abordagem pela etimologia das palavras que utilizamos hoje para falar do direito ("nomos" / "jurídico"; ver cad. Sociologia do Direito). - (B) Abordagem pela história do direito: o desenvolvimento do direito, no sentido mais restrito do conceito, a partir dos Romanos. O desenvolvimento do direito romano e mais tarde do direito moderno correspondendo a épocas nas quais houve um paralelo entre uma forte dinâmica económica e um processo de concentração dos meios de aplicar a força. Nestas épocas, a economia esteve em condição de "negociar" com o poder político o desenvolvimento de mecanismos de resolução de conflitos. o que gerou condições favoráveis ao reconhecimento de uma profissão específica dedicada à conservação e aplicação das leis. Elementos sobre o direito romano e a sua relevância para a cultura jurídica moderna: formação pela prática dos "praetores" assistidos pelos "jurisconsultos"; compilação pela iniciativa do imperador Justiniano (ano 530); recepção destas compilações nas universidades medievais, favorecendo o surgimento de categorias intelectuais que permitiram aos juristas medievais prestar serviços úteis tanto a reis e príncipes, como a homens de negócios, e que inspiraram as codificações modernas (os textos do Corpus Iuris Civilis - as compilações Justinianas - são hoje acessíveis na internet; ver página especial neste site; sobre o surgimento do direito romano e a sua relevância para o direito moderno, a obra de referência, actualmente, é Aldo Schiavone, Ius. L'invenzione del diritto in Occidente, Turin, Einaudi, 2005).

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26/10/17

As codificações na Europa no século XIX (comentários ao anexo 4 do documento Sociologia do Direito). - Sucessivamente compilações de ordens dos reis; em Portugal, as ordenações. Mais tarde, esforço de sistematizar esta matéria legislativa em "códigos". O processo de generalização do instituto do código civil: primeira codificação na Prússia, 1794 ( Allgemeines Landrecht für die preussischen Staaten). Mais tarde na França. O modelo francês retomado - ou imposto - noutros países. Texto original do Code Civil de 1804 na internet. - Diferença entre códigos redigidos na perspectiva de serem lidos pelos cidadãos em geral (CC Francês) e códigos redigidos na perspectiva da sua utilização por profissionais e académicos (Código Civil Protuguês; BGB alemão). O primeiro  Código Civil Português é adoptado em 1867; recorda-se que é no ano seguinte (1868) que será lançada a primeira revista académica dedicada ao direito. O recem-adoptado Código Civil fornece um objecto apropriado a a um trabalho que se pretende autenticamente científico. - O direito moderno como meio de institucionalizar - os actores da economia  - As principais estruturas instituídas pelo direito: - actores (individuais, com a progressiva extensão da qualidade de sujeito de direito à generalidade das pessoas; colectivos, com a invenção de diferentes tipos de pessoas colectivas: sociedades comerciais, associações, cooperativas, fundações); - patrimónios (com crescente importância do património imaterial); - as relações entre sujeitos (com crescente liberdade na determinação pelas partes do conteúdo dos contratos); - meios de pagamento (invenção do dinheiro; papel do direito na institucionalização das entidades produtoras de dinheiro); - mercados (das feiras da antiguidade aos mercados financeiros da actualidade; alargamento, regulação e desregulação destes mercados; direito da concorrência); mecanismos de garantia (cauções, hipotecas, etc.). - Os dispositivos jurídicas assim inventariados contribuem para a diferenciação de uma esfera económica que tende em autonomizar-se em relação ao seu contexto. Desenvolvimento, desde o fim do século XIX, de ramos do direito com a vocação de moderar a actividade económica, para que não prejudique o seu contexto: direito do trabalho e direito social; mais recentemente: direito do ambiente; direito do consumo. A questão debatida nos anos mais recentes é esta: deverá este direito limitador das actividades económicas emanar dos Estados (será retomado no ponto dedicado as relações "Direito e Estado"), ou dos próprios actores da economia, as empresas. Uma ilustração dos esforços normativos emanando da própria esfera económica: a promoção do conceito de responsabilidade social das empresas (será retomado no ponto "Pluralismo Normativo").  

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2/11/17

Apresentação da Lista das escolhas dos estudantes. Esclarecimentos sobre o esquema de avaliação e sobre os trabalhos a realizar.

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2/11/17

Direito e subjectividade : A noção de direitos das pessoas é relativamente recente. Surge no Renascimento. Resulta nomeadamente de uma progressiva valorização da figura do indivíduo ao longo da Idade Média, que conzuz a uma nova forma de subjectividade. Este processo pode ser observado empiricamente na evolução da pintura. Ilustração por um conjunto de quadro (aqui disponível em formato .pdf). -- Este processo pode ser relacionado com a descomposição do Império Romano, que dá lugar a um conjunto complexo de colectividades, cada uma tendo os seus próprios costumes. Nesta situação, a solução de qualquer problema passa pela identificação do direito que se aplica a determinada pessoa, ou seja por uma individualização do tratamento dos problemas. A própria geografia requer referências de orientação. São em particular santuários, identificados por determinados santos, ou seja por referência a determinados indivíduos. Esta maneira de considerar os indivíduos pessoalmente corresponde, aliás, de maneira mais geral à concepção da pessoa no Cristianismo. -- A construção da figura dos santos – “cristãos exemplares” – pode, desta maneira, ser considerada como uma etapa na construção da pessoa moderna, que dispõe de direitos. De facto, nas vidas de santos, um género de texto que se generaliza na Idade média, o processo de construção da personalidade do santo faz intervir motivos normativos: o futuro santo solicita a autorização ao Rei de entrar na vida religiosa; nesta, deve sujeitar-se a regras particularmente duras, e é a autorização e o cumprimento que permite à pessoa aceder à santidade, que, por sua vez, faz que outras pessoas deverão adoptar determinado comportamento em relação a esta pessoa. Importante para esta noção do santo é que acede a este estatuto, cumprindo determinadas normas, por processos subjectivos: o desejo interior de entrar na vida religiosa; uma vontade interior de se submeter às regras mais duras, etc. (esta parte da aula apoia-se na análise dos seguintes dois documentos : Le charroi de Nîmes [http://www.nemausensis.com/Nimes/CharroideNimes.htm  ] e a Vida de Saint-Guilhem). - A figura do santo cria condições para se desenvolver a noção de personalidade de excepção – génio – que vai surgir no Renascimento. Uma diferença importante em relação ao santo é que o génio se distingue num domínio cultural específico, na arte ou na ciência. Significativamente, um momento importante na construção da noção de génio é a publicação das “vidas” de artistas por Giorgio Vasari, que seguem um formato análogo ao das vidas de santos. De maneira análoga aos santos, os artistas e cientistas do Renascimento acedem a essa qualidade ao aderir a determinadas confrarias (corporações, mais tarde academias). Adquirem o seu estatuto ao sujeitar-se às obrigações impostas por estas confrarias, que também lhes conferem direitos. E a sua actividade é, numa parte importante, uma actividade mental. -- A partir da figura da pessoa de excepção, dotada de direitos, ligados ao facto de esta pessoa ter uma intensa actividade mental, que pode ser um exemplo para outras pessoas, vai assistir a um processo de generalização: não apenas santos / génios são dotados de uma personalidade que tem direitos ligados à sua subjectividade, mas tendencialmente todos os seres humanos. Esta generalização processa-se em debates entre juristas entre o Renascimento e o Iluminismo. Um factor que poderá ter favorecido esta generalização é a seguinte experiência: com a diferenciação funcional da sociedade em vias de modernização, as pessoas perdem a possibilidade de se situaram de maneira unívoca numa determinada colectividade. Participam em várias actividades (economia, relações com a administração, vida local, arte, ciência, etc.), sem poder já integrar-se completamente em nenhuma destas actividades. Uma maneira de compensar a forma como domínios diferenciados marginalizam de alguma maneira as pessoas, acolhendo apenas as suas actividades especializadas, é reconhecer às pessoas direitos (hipótese defendida por Niklas Luhmann; ver o meu texto: “Os direitos subjectivos na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann”, 2012, à disposição na plataforma e-learning). -- Quanto às relações entre direito e subjectividade, o processo que acaba de ser descrito poderia ser esquematizado nos termos seguintes: normas reconhecidas pelos juristas do fim da Idade Média vão favorecer experiências de subjectividade (normas dizendo respeito à conclusão de contratos, à instituição de corporações ou academias); nas subjectividades que se desenvolvem em parte estimuladas pela experiência destas normas, geram-se dinâmicas de criação, de reivindicação, etc., que, por sua vez, vão favorecer a invenção de novas instituições jurídicas, nomeadamente os direitos subjectivos e, em particular, os direitos humanos. -- A noção de pessoas dotadas de direitos vai permitir imaginar um novo fundamento para a soberania política, na Independência dos Estados Unidos e na Revolução Francesa. As Constituições que se elaboram em muitos países durante o Século XIX vão reconhecer “direitos” aos cidadãos. Nas esferas políticas que se vão desenvolver em relação ao processo de constituição das democracias, continua a valorizar-se a subjectividade dos cidadãos e, nomeadamente, a dos artistas. Ver a título de exemplo, o fragmento de Os Maias de Eça de Queiroz, reproduzido no fim do documento ilustrativo apresentado

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9/11/17

Discussão com os estudantes da noção de estado. Entidade com capacidade de intervenção e logo alvo de expectativas de actuação. Recordam-se os elementos da definição "escolar": território, população, governo, soberania; acrescenta-se: participação num sistema de Estados (a definição do Estado moderno implica a noção de comunidade de Estados, tecendo relações - pacíficas, bélicas, etc. entre si). Com estas características, os Estados surgem progressivamente entre os séculos XIII e XVII. Apresentação de uma sequência de Mapas da Europa para ilustrar este processo. - Co-evolução do direito e do Estado. Relações entre as evoluções do direito e do Estado desde o séc. XV; sete momentos particularmente importantes: (a) A prática da justiça disciplinada como medida de reforço do poder do monarca (ver Hespanha, António M., “Sábios e Rústicos : A violência doce da razão jurídica”, Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 25/26, Dezembro de 1988, pp. 31-60). (b) regulamentos com ferramenta das acções empreendidas pelos monarcas (ex. : descobrimentos). (c)  Identificação dos novos Estados como "mega-sujeitos" (O que permite ao Louis XIV dizer "L'État c'est moi."); papel dos jurisconsultos formados pelas universidades medievais na elaboração dos conceitos necessários para pensar esta entidade de novo tipo (nomeadamente o conceito de soberania). (d) As nações substituem os reis como sujeitos da soberania, o que se concretiza pela adopção de constituições (ver Habermas, Jürgen, “Naturrecht und Revolution” (“Direito natural e Revolução”), in Habermas, Jürgen, Theorie und Praxis. Sozialphilosophische Studien, Neuwied/Berlin, Luchterhand, 1963; trad. ingl. Theory and Practice, London, Heineman, 1974 [S.111 HAB*Teo trd eng]).  (e) Fim séc. XIX: os Estados reagem à questão social; desenvolve-se um novo ramo do direito, o direito social (ver Marshall, T. H. (1950/1992), “Citizenship and Social Class”, in Marshall, T.H., Bottomore, Tom, Citizenship and Social Class, Londres, Pluto Press, 1992 (publ. orig.: 1950). (f) Depois da II Guerra Mundial: os Estados comprometem-se em impor-se limites à sua actuação para preservar a dignidade das pessoas; são criadas organizações internacionais que participam na produção do direito, e adoptados instrumentos internacionais que consagram os direitos humanos; mesma época: os Estado expandem as suas actividades; pode falar-se agora de Estado-Providência ou de Estado interventor; desenvolvimento de vários ramos do que se tem chamado o direito económico. (g) "Recuo" dos Estados: políticas de liberalização de mercados; crescente importância de regras de direito internacional que comprometem os Estados em contribuir para a abertura de mercados globais.

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9/11/17

Sumário mais recente:  Direito e Estado (cont.): Comentário ao anexo 5 do documento Sociologia do direito. Importância das constituições nos momentos de instituição ou de re-instituição de uma colectividade estadual. Caso de Portugal a seguir ao 25 de Abril, e da Alemanha ocidental depois da II Guerra Mundial. Nessas ocasiões, importância do estudo comparado das constituições existentes (daí por exemplo a publicação por Jorge Miranda de uma colectânea de constituições em 1975). - Sobre a evolução constitucional em Portugal, ver, neste site, a página de ligações para documentos jurídicos históricos. [Informação adicional: Para aceder aos textos constitucionais dos países do mundo inteiro, ver a informação compilada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América:  http://www.loc.gov/law/help/guide/nations.php  ]. - Discussão da noção de Estado de Direito na base de um gráfico evidenciando o circuito [Direito determinando-legitimando a actividade do Estado / Estado produzindo o direito] e o circuito [Povo elegendo representantes nos órgãos do Estado / pronunciando-se sobre normas jurídicas / Normas jurídicas regulamentando / Agências do Estado tomando decisões sobre as actividades das pessoas que constituem o povo]. - Condições históricas favorecendo a adopção de constituições políticas: actores sociais estruturados chegando a um acordo sobre a organização política. Em Portugal, pensar no Pacto partidos políticos-MFA, que revela a existência, num dado momento, de uma constelação de actores sociais que facilitou o processo constitucional de 1975-76, assim como a aplicação prática da constituição nos anos que se seguiram. - Condições favorecendo a efectividade a longo prazo do Estado de direito: entre outras, cultura jurídica; cultura administrativa; pessoas com as disposições requeridas para um exercício efectivo da cidadania.

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16/11/17

História do Diário da República

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16/11/17

 

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30/11/17
(compen-sando aula de 12/09)

 

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7/12/17

 

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7/12/17 (compen-sando aula de 12/09)

 

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14/12/17

 

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14/12/17

 

 

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